Como ensinar Educação Financeira para Crianças Blog Mais Valor

09/03/2021

Como ensinar Educação Financeira para Crianças

Veja algumas dicas práticas para ensinar educação financeira para crianças

É comum pensarmos que a educação financeira, por ser uma questão tão séria e algumas vezes até complexa, não é assunto para crianças.

No entanto, é exatamente na infância, onde são adquiridos os valores e princípios que norteiam a vida adulta, que se deve despertar a consciência financeira e ensinar a importância de cuidar bem do dinheiro.

É possível ensinar educação financeira para crianças com algumas práticas simples, que ajudam os pequenos e até os próprios pais a compreenderem melhor a relação com as finanças. Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar!

1 - Leve as crianças ao banco

Envolver as crianças nas rotinas bancárias para que elas participem de atividades simples como o pagamento de boletos, pode ajudar a despertar a consciência financeira. Vale aproveitar o momento para explicar que precisa ter dinheiro o suficiente na conta e que não pode deixar passar a data de vencimento, afinal, os juros são altos!

2 - Dê um cofrinho de presente

Presentear com um cofrinho pode ser um excelente pretexto para introduzir o conceito de poupar dinheiro e ajudar os pequenos a entenderem o quanto eles podem alcançar com a disciplina. Combine uma meta que pode ser um brinquedo novo ou uma viagem e depois do período estabelecido abra o cofrinho e realize o objetivo com eles.

3 - Ofereça recompensas

Ensinar as crianças a economizar não é uma tarefa fácil. Mas um sistema de recompensas pode ajudá-los a compreender melhor a importância de controlar os gastos. Um exemplo disso é expor a importância de economizar na conta de energia elétrica, uma vez que, para isso é necessário apagar as luzes dos ambientes ao sair, cada vez que eles tiverem a atitude adequada ofereça uma recompensa em dinheiro, simbolizando essa economia.

O mesmo método pode ser aplicado para ações que reduzam os gastos na conta de água, ao fechar as torneiras ou quando eles colaborarem em pequenas atividades em casa.

O valor da recompensa pode ser depositado em um cofrinho e ser utilizado para compra de brinquedos, passeios, roupas e até materiais escolares.

4 - Brinque com seus filhos

Para ensinar educação financeira para as crianças, uma brincadeira pode significar muito! Que tal utilizar jogos como banco imobiliário e o jogo da vida para ensinar lições valiosas?

Esses jogos de tabuleiro podem ensinar habilidades de gerenciamento de dinheiro e a importância de planejar o futuro!

5 - Ensine como administrar a mesada

Oferecer uma mesada aos pequenos é um tema controverso entre os especialistas em educação financeira, isso porque, a mesada pode gerar comportamentos positivos ou negativos, tudo vai depender de como as crianças aprendem a administrar esse recurso.

É importante que elas aprendam com a mesada, como lidar com o dinheiro de forma independente e com responsabilidade sobre o limite de seus gastos para comprar o que precisam.

Mas é preciso atenção e acompanhamento! Entregar o dinheiro sem objetivo, de forma irrestrita e sem orientação, ao invés de ajudar pode sim, prejudicar o desenvolvimento de valores.

E aí, gostou das dicas? Agora é só começar a aplicar!

Falar sobre dinheiro com as crianças é um verdadeiro investimento para formar adultos mais saudáveis financeiramente no futuro.

Ao acessar nosso site e serviços, você concorda com as condições de nossa política de privacidade e termos de uso.