Dicas de reformas com pouco dinheiro Blog Mais Valor

29/06/2020, atualizada em: 29/06/2020

Dicas de reformas com pouco dinheiro

Sonhar com reformas com pouco dinheiro parece uma tarefa impossível, não é mesmo? Mas, com um bom planejamento, um cronograma e um orçamento bem definido é possível ter um espaço aconchegante e totalmente novo com o seu estilo. E melhor, tudo isso sem estresse!

Separamos 6 dicas para te ajudar na reforma com pouco dinheiro. Vem conferir.

Como reformar com pouco dinheiro?

Esse é um grande dilema entre muitas pessoas que desejam um espaço novo ou alterar o design do imóvel sem extrapolar o orçamento. Confira abaixo as dicas:

1) Planejamento

O planejamento é um passo fundamental, nele, você consegue ter uma visão de cada etapa e, também, é agora que você deve colocar o motivo da sua reforma, se seria para ampliar o espaço, corrigir falhas estruturais ou para alterar o design.

Aqui, é bem importante ter uma lista de tudo o que será necessário para alcançar o seu objetivo. Por exemplo: 3 sacos de pregos tamanho X; 4 sacos de cimentos, 2 lâmpadas para áreas externas, etc. Detalhe o máximo possível para não ter surpresas.

2) Defina um limite máximo para gastos (lembre-se dos imprevistos)

Sabendo exatamente o que será necessário para a sonhada reforma é hora de definir o orçamento que será destinado para ela. Estipule um limite de gastos máximos, sem deixar de lado os imprevistos que podem acontecer. Deixe 20% do orçamento para eventuais imprevistos, como um saco de cimento extra, pregos, enfim. Se tudo ocorrer como o planejado, maravilha, você pode usar esse valor no acabamento, ou investir em outra coisa.

Além disso, para que o orçamento não ultrapasse é necessário que pesquise, e muito, os preços em várias lojas de materiais de construção. Não se limite apenas as grandes redes, mas podem ir aos estabelecimentos que venda o que precisa mais próximos da sua casa.

Com os itens em mãos, anote cada valor e depois faça a soma de quanto ficaria se comprar tudo em um só lugar ou se seria melhor adquirir os itens em lugares diferentes. Não deixe de conversar com o vendedor sobre as formas de pagamentos e se é possível um desconto na compra de todo o material.

3) Crie um cronograma

Essa pode ser uma maneira bem simples de acompanhar cada etapa da reforma com pouco dinheiro. O cronograma pode ter uma data de início e fim, e outros itens como:

  • Lista de materiais de construção
  • Pesquisa de preços
  • Profissionais que irão reformar a casa
  • Indicações de amigos de profissionais
  • Itens de decoração

4) Profissionais de confiança

Muitas pessoas associam reforma ao estresse, e se ela for uma reforma com pouco dinheiro isso pode aumentar, já que a ideia principal é realizar tudo dentro do orçamento estipulado.

Mas, não precisa ser dessa forma se você tiver profissionais de confiança ao seu lado para que possa desempenhar um bom trabalho. Isso evita possível estresse, além da confiança de que a sua casa ficará como gostaria e que esses profissionais terão o cuidado com os materiais que você pesquisou tanto para fazer a sua reforma com pouco dinheiro.

Eles são fundamentais para apontar o tempo previsto, assim é possível atualizar o cronograma e definir junto a eles os prazos para a conclusão de cada etapa.

5) Converse com os profissionais

O ditado, “O olho do dono engorda o gado”, diz tudo sobre isso. É necessário acompanhar o andamento da reforma e, também, saber se tudo está saindo como gostaria. A visita na obra pode e deve ser feita periodicamente.

No caso da reforma ser dentro da sua própria casa, isso fica mais fácil, já que poderá conversar com os profissionais sempre que necessário e acompanhar de perto se está do seu agrado. Afinal, erros geram ainda mais gastos, principalmente em materiais de construção.

6) Mão na massa! Algumas coisas que você pode fazer e economizar na reforma com pouco dinheiro

Já pensou em pintar a sua casa? Essa pode ser uma alternativa para economizar na reforma com pouco dinheiro.

Caso tenha alguma habilidade que irá contribuir, não hesite em usar. Esse é o momento de mostrar todo o seu talento em construção e deixar a sua marca na casa reformada. E o que não falta são tutoriais na internet para te ensinar várias coisinhas que irão fazer a diferença na conta final da reforma em casa.

7) Delegue funções

Por apresentar inúmeras etapas, a reforma não precisa ficar centralizada em uma só pessoa. Delegar funções ajuda no andamento da obra e evita que os profissionais contratados fiquem com tempo ocioso esperando a aprovação de um responsável.

O ideal é que todos saibam do projeto em cada detalhe, assim os profissionais podem se dividir para que cada um fique responsável por uma parte dos processos.

Vale ressaltar que reformas baratas de casas não precisam ser algo estressante. Por isso, é importante ter um bom planejamento e um cronograma ativo para que não saia do controle, principalmente o orçamento.

Conte com a experiência profissional para tomar as melhores decisões sobre o que pode ser feito no ambiente que será reformado.

Seguindo essas dicas, a reforma com pouco dinheiro terá o resultado que o proprietário sonhou para o seu novo ambiente.

E se precisar de uma forcinha no orçamento, conte com as opções de crédito da Mais Valor! =)