Como se programar para os gastos de fim de ano e economizar Blog Mais Valor

30/11/2021, atualizada em: 30/11/2021

Como se programar para os gastos de fim de ano e economizar

Preocupado com os gastos de fim de ano? Então prepare o bloquinho de notas e comece anotando as dicas que preparamos para você! Listamos as principais alternativas e alguns hábitos simples para você aproveitar as festividades, sem dor de cabeça e com assertividade. Confira no texto abaixo!

Quite suas dívidas

Se você quer economizar, comece quitando suas dívidas! Isso é essencial para garantir a sua saúde financeira e saber exatamente quanto é possível destinar em dinheiro para os gastos de fim de ano.

Caso você não consiga pagar todas as contas, negocie elas para evitar acumular juros e trace uma estratégia para quitá-las, mesmo que a longo prazo.

Inicie 2022 com um planejamento claro e fuja e novas contas.

Para isso, você deve mapear todas as suas dívidas e negociá-las. Confira em sites como Boa Vista SPC ou o Serasa Experian se há dívida ativa no seu nome e veja como negociá-las.

Vale ressaltar que o site do Serasa só mostra as dívidas em empresas que fazem parte do Feirão Limpa Nome promovido pela instituição. Para verificar o seu CPF em outras empresas, é necessário comparecer a um dos postos de atendimento do Serasa, portando CPF e documento original com foto.

Dessa forma, é possível realizar o parcelamento dos débitos, além de evitar que as taxas e juros continuem subindo e aumentando o valor da sua dívida.

Outra dica é avaliar se vale a pena pedir um empréstimo para quitar as dívidas ou pedir a portabilidade da dívida, pois com os valores do crédito é possível quitar o débito de uma vez, possibilitando condições e valores mais vantajosos.

Planeje-se para os gastos de fim de ano

Você faz o seu planejamento financeiro mensal? Se a resposta é não, talvez essa seja uma excelente hora para começar.

Com um planejamento consistente é possível estabelecer um teto para os gastos de fim de ano, sabendo exatamente o quanto pode ser destinado a essas despesas, sem comprometer o orçamento e gerar gastos para o futuro.

Além disso, o planejamento pode lhe ajudar a enxergar gastos desnecessários que possam ser remanejados, ou até cortados. Gerando uma graninha extra para época de festividades.

Nesse sentido, você pode começar fazendo um raio-x das suas despesas. Anote todas as entradas e gastos, mesmo aqueles menores do dia a dia.

Defina metas de curto, médio e longo prazo para o seu dinheiro e observe o que pode ser tirado do orçamento. Lembre-se de incluir no cálculo os valores que você deve poupar mensalmente para emergências ou investimentos. A dica é guardar 15% da sua renda para esse objetivo.

Avalie a viagem de fim de ano

Pensou em fim de ano, pensou em viajar né? O problema é que isso nem sempre cabe no orçamento, principalmente pela alta procura neste período, que acaba causando um aumento nos preços e pacotes de viagem.

Por isso, avalie se vale a pena ir viajar neste período do ano. E caso escolha viajar, dê uma pesquisada sobre o destino com antecedência e veja como é possível economizar com a viagem de fim de ano.

5 dicas práticas para poupar dinheiro no fim do ano

  1. Além das dicas que demos anteriormente, algumas estratégias simples podem fazer diferença na hora de fechar a conta, tais como:
  2. Evite ir às compras com as crianças. Caso não tenha alternativa, converse com os pequenos antes e o inclua-os no planejamento financeiro. Esse pode ser um bom momento para ensinar sobre responsabilidade financeira.
  3. Não deixe para ir ao mercado de última hora. Pesquise os preços com antecedência para garantir os melhores valores. O mesmo vale para os presentes!
  4. Estabeleça valores mínimos e máximos para o amigo secreto. Dessa forma, você evita gastos excessivos e garante que todos recebam presentes com mais o menos o mesmo valor.
  5. Por fim, outra dica é anotar tudo para ter uma noção de qual é o gasto no fim do ano. Feito isso, comece a juntar dinheiro para as festividades do próximo ano.

Ao acessar nosso site e serviços, você concorda com as condições de nossa política de privacidade e termos de uso.