30/11/2021, atualizada em: 30/11/2021
Preocupado com os gastos de fim de ano? Então prepare o bloquinho de notas e comece anotando as dicas que preparamos para você! Listamos as principais alternativas e alguns hábitos simples para você aproveitar as festividades, sem dor de cabeça e com assertividade. Confira no texto abaixo!
Se você quer economizar, comece quitando suas dívidas! Isso é essencial para garantir a sua saúde financeira e saber exatamente quanto é possível destinar em dinheiro para os gastos de fim de ano.
Caso você não consiga pagar todas as contas, negocie elas para evitar acumular juros e trace uma estratégia para quitá-las, mesmo que a longo prazo.
Inicie 2022 com um planejamento claro e fuja e novas contas.
Para isso, você deve mapear todas as suas dívidas e negociá-las. Confira em sites como Boa Vista SPC ou o Serasa Experian se há dívida ativa no seu nome e veja como negociá-las.
Vale ressaltar que o site do Serasa só mostra as dívidas em empresas que fazem parte do Feirão Limpa Nome promovido pela instituição. Para verificar o seu CPF em outras empresas, é necessário comparecer a um dos postos de atendimento do Serasa, portando CPF e documento original com foto.
Dessa forma, é possível realizar o parcelamento dos débitos, além de evitar que as taxas e juros continuem subindo e aumentando o valor da sua dívida.
Outra dica é avaliar se vale a pena pedir um empréstimo para quitar as dívidas ou pedir a portabilidade da dívida, pois com os valores do crédito é possível quitar o débito de uma vez, possibilitando condições e valores mais vantajosos.
Você faz o seu planejamento financeiro mensal? Se a resposta é não, talvez essa seja uma excelente hora para começar.
Com um planejamento consistente é possível estabelecer um teto para os gastos de fim de ano, sabendo exatamente o quanto pode ser destinado a essas despesas, sem comprometer o orçamento e gerar gastos para o futuro.
Além disso, o planejamento pode lhe ajudar a enxergar gastos desnecessários que possam ser remanejados, ou até cortados. Gerando uma graninha extra para época de festividades.
Nesse sentido, você pode começar fazendo um raio-x das suas despesas. Anote todas as entradas e gastos, mesmo aqueles menores do dia a dia.
Defina metas de curto, médio e longo prazo para o seu dinheiro e observe o que pode ser tirado do orçamento. Lembre-se de incluir no cálculo os valores que você deve poupar mensalmente para emergências ou investimentos. A dica é guardar 15% da sua renda para esse objetivo.
Pensou em fim de ano, pensou em viajar né? O problema é que isso nem sempre cabe no orçamento, principalmente pela alta procura neste período, que acaba causando um aumento nos preços e pacotes de viagem.
Por isso, avalie se vale a pena ir viajar neste período do ano. E caso escolha viajar, dê uma pesquisada sobre o destino com antecedência e veja como é possível economizar com a viagem de fim de ano.