21/02/2020, atualizada em: 21/02/2020
O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano pelos brasileiros, seja por aqueles que não abrem mão da folia ou para quem gosta mesmo de aproveitar o feriado prolongado para descansar. No entanto, para terminar a festa sem prejuízos, é preciso ficar atento à algumas dicas de segurança no Carnaval para não cair em ciladas, como golpes de cartão de crédito, por exemplo.
Este tipo de golpe é um dos mais frequentes no Brasil, e em eventos com grande aglomeração de pessoas, como o Carnaval, os golpes de cartão de crédito tendem a aumentar. Por isso, é importante se precaver:
Se for para bloquinhos de rua, desfiles e outras festas em locais abertos, fique sempre atento aos seus pertences pessoais como smartphone, cartões e documentos. Lembre-se que as festas de Carnaval, onde estamos nos divertindo, livre de preocupações, é o ambiente ideal para os oportunistas. Neste caso, para se proteger:
O golpe do Whatsapp está fazendo cada vez mais vítimas no Brasil, e em festas como o Carnaval é preciso redobrar os cuidados com mensagens suspeitas de "amigos" ou "parentes", pedindo transferências ou depósito bancários. Ao receber a mensagem, ou se souber de alguém que tenha recebido, o alerta é para que não realize nenhuma transação. A mesma recomendação vale para e-mails encaminhados por empresas solicitando transferências de valores ou pagamentos que você desconhece.
Para evitar cair em golpes como o do Whatsapp, as dicas são:
Se o pior acontecer, e você cair em um golpe de cartão de crédito ou outras fraudes, a primeira recomendação do Procon-SP, é fazer o boletim de ocorrência em uma delegacia. Entre em contato também com o seu banco ou operadora de cartão de crédito para informar a transação indevida. Pela lei, a instituição financeira deve devolver o dinheiro em casos de fraudes bancárias.
Aproveitar o Carnaval é tudo de bom, mas lembre-se de se proteger para garantir a diversão do início ao fim da festa.