Dia do Consumidor: Como evitar as compras por impulso Blog Mais Valor

13/03/2020, atualizada em: 13/03/2020

Dia do Consumidor: Como evitar as compras por impulso

No dia 15 de março é celebrado o Dia do Consumidor. A data foi criada para proteger os direitos dos consumidores, ajudar a evitar fraudes nas promoções e endividamentos desnecessários. No entanto, o evento se tornou uma data comercial, explorada pelo varejo com ofertas "tentadoras". A grande contrariedade das promoções do Dia do Consumidor, e também de outras datas comerciais como a Black Friday, é que muitas pessoas, atraídas pelos preços baixos, acabam comprando sem nem mesmo precisar do produto.

Confira aqui algumas dicas para realizar escolhas mais conscientes e evitar as compras por impulso no Dia do Consumidor:

1) Avalie a real necessidade da compra

É bem difícil se conter diante de uma boa promoção mas, antes de fechar negócio, procure avaliar se você realmente precisa do item e se ele é necessário naquele momento. Muitas vezes, a melhor alternativa é adiar a compra, para que você consiga se organizar melhor financeiramente e não entrar em dívidas.

2) Compare os preços do Dia do Consumidor

Mesmo em datas promocionais como o Dia do Consumidor ou Black Friday, é muito importante pesquisar os preços e comparar os valores oferecidos entre as lojas. Assim, é possível identificar as melhores condições, ou até mesmo se há alguma "falsa promoção" na data.

3) Saiba lidar com a pressão

As promoções do Dia do Consumidor atraem muitas pessoas pela sensação de escassez do produto. Anúncios como "Não fique de fora", "Última Peça", "Só Hoje" aumentam o medo, entre os consumidores, de perder a oportunidade. Fique atento a esses gatilhos mentais que, em grande parte das vezes, tratam-se de uma pressão artificial disseminada pelas lojas.

4) Pague em dinheiro no Dia do Consumidor

Se o objetivo é gastar menos, opte por fazer o pagamento das compras do Dia do Consumidor em dinheiro. As compras parceladas no cartão de crédito colaboram para reduzir a dimensão dos gastos, e é onde acabamos nos perdendo nas contas e gastando mais do que o previsto. Muitas lojas também costumam dar até um desconto extra para pagamentos à vista.

5) Confira os reviews dos produtos

Antes de concluir a compra, principalmente em lojas online, onde as promoções do Dia do Consumidor e Black Friday são ainda mais agressivas, confira os reviews de quem já comprou o produto, para se certificar que o investimento realmente vale a pena. Em lojas físicas, uma boa opção para evitar as compras por impulso é pedir opinião de outras pessoas. Se possível, esteja junto com alguém que possa ajudar na tomada de decisão. Lembre-se que o Dia do Consumidor também é um dia para se conscientizar e fazer compras com o melhor custo-benefício, que não comprometam a organização das suas finanças e possam trazer arrependimentos futuros.

Confira mais detalhes sobre a criação do Dia Mundial do Consumidor no link.

Ao acessar nosso site e serviços, você concorda com as condições de nossa política de privacidade e termos de uso.