Filmes sobre finanças: Dicas de filmes que todo investidor deveria assistir Blog Mais Valor

16/06/2020, atualizada em: 16/06/2020

Filmes sobre finanças: Dicas de filmes que todo investidor deveria assistir

Há filmes sobre finanças que nos surpreendem com seus enredos envolventes e seus ensinamentos sobre o mercado financeiro, finanças pessoais e lições de como lidar com o dinheiro. Além dos filmes sobre o mercado financeiro na Netflix, listamos outras produções que merecem sua atenção. Confira!

O que os filmes sobre finanças podem nos ensinar?

Os filmes sobre finanças podem trazer diversos aprendizados e é uma ótima maneira de ilustrar questões teóricas sobre o mercado financeiro levando, até mesmo, a conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos investidores e os termos técnicos usados por eles.

Além disso, despertam o interesse por esse assunto, que ganhou força nos últimos tempos com o cenário econômico atual, provocando a refletir sobre a relação com o dinheiro. Aproveite esse período em casa para assistir produções que nos instrui a conhecer o mercado financeiro por uma nova perspectiva.

Filmes sobre finanças: Confira nossa lista dos melhores do cinema

1. Enron — Os Mais Espertos da Sala (2006)

O filme-documentário relata a história da companhia do setor energético Enron e suas fraudes bancárias. Além disso, “Os mais espertos da sala”, ao contar os passos da Enron, esclarece movimentos e termos que as pessoas precisam saber antes de investir na bolsa de valores.

2. A Grande Virada (2010)

O filme conta a história de três homens interpretados por Ben Affleck, Kevin Costner e Tommy Lee Jones que trabalham em uma empresa que está passando por uma dura crise interna. Os três precisam agora se reinventar, já que suas finanças e suas carreiras estão em jogo.

3. À procura da felicidade (2006)

Baseado em fatos reais, o filme narra a história de Chris Garder (Will Smith), um pai solteiro e com graves problemas financeiros. Com a oportunidade de um estágio, não remunerado, em uma corretora de ações, Garder aproveita essa chance para mudar de vez a sua vida e de seu filho.

4. Um homem contra Wall Street (2014)

Jim Baxford tem a vida dos sonhos. Com um bom emprego e uma família adorável, vive feliz o famoso sonho americano. Mas, o país está sob uma crise econômica que afeta os empresários de Wall Street e, consequentemente, a vida de Jim.

Filmes sobre mercado financeiro na Netflix

1. A Grande Aposta (2015)

No filme, Michael Burry (Christian Bale) é dono de uma empresa que decide investir no sistema imobiliário, dos Estados Unidos, que logo irá quebrar. Essa decisão provoca divergências entre os investidores, que argumentam que nunca ninguém tinha investido antes contra o sistema e ter lucrado com isso. Porém, dois iniciantes na bolsa de valores percebem que isso pode ser uma boa oportunidade e buscam as orientações de um guru de Wall Street.

2. Wall Street – Poder e Cobiça (1987)

Esse é um clássico do cinema e um dos melhores filmes para investidores. Do diretor Oliver Stone, conta a história de Buddy Fox (Charlie Sheen) que trabalha no mercado de ações, e do Gordon Gekko (Michael Douglas), um famoso investidor conhecido por sua ganância e frieza. O caminho dos dois se cruza e, logo, Bud começa a trabalhar secretamente para Gekko, deixando de lado a sua ética para enriquecer trazendo como consequência diversos riscos.

3. Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme – (2010)

Sequência do longa de 1987, dessa vez o diretor Oliver Stone mostra a história de Gorgon Gekko que investe seu tempo em ministrar palestras e escrever um livro, pois não pode atuar no mercado financeiro após ser condenado por fraudes financeiras. Em uma de suas palestras é abordado por Jacob Moore (Shia LaBeouf), investidor no mercado de Wall Street, que pede conselhos sobre como agir, já que seu mentor vendeu a empresa por um valor muito baixo para um investidor. Gordon Gekko a ouvir isso passa a aconselhar Moore.

4. Trabalho Interno (2010)

Documentário dirigido por Charles Ferguson relata a crise financeira, em 2008, com proporções globais, quando milhares de pessoas perderam suas casas e empregos. Por meio de inúmeras pesquisas e entrevistas com pessoas ligadas ao mercado financeiro, o documentário conta as práticas bancárias e políticas que culminaram a crise financeira. Para quem está à procura de um filme que conte mais sobre o capitalismo e como ele funciona essa é uma boa indicação para assistir.

Agora é só escolher qual será o primeiro filme para assistir e preparar a pipoca. Bom filme!

Ao acessar nosso site e serviços, você concorda com as condições de nossa política de privacidade e termos de uso.