5 estratégias para alavancar seu crescimento profissional Blog Mais Valor

23/09/2021, atualizada em: 18/10/2021

5 estratégias para alavancar seu crescimento profissional

Veja como crescer e se destacar na carreira

Crescer profissionalmente não é uma tarefa fácil, é preciso esforço, tempo e muita estratégia.

Para te dar uma forcinha com isso, preparamos 5 estratégias eficazes para alavancar seu crescimento profissional e te ajudar a se destacar no mercado. Confira abaixo todas as dicas!

1. Faça uma autoavaliação

Se você quer crescer profissionalmente, é essencial saber identificar quais são seus pontos fortes, fraquezas, preferências, o que anima ou desanima você, etc. Isso é essencial, pois dessa forma você conseguirá ir trilhando seu caminho conforme as suas preferências individuais.

O autoconhecimento também é essencial para avaliar onde é preciso melhorar. Por exemplo, se você identificou que tem problemas de organização, deve procurar métodos para lidar melhor com isso. É importante não se cobrar demais, mas ter honestidade consigo mesmo para reconhecer pontos que precisam ser melhorados.

2. Aprenda uma nova língua para alavancar a carreira

Aprender uma língua estrangeira pode abrir suas possibilidades para novas experiências e qualificá-lo para cargos que exijam uma segunda língua. É muito importante ter isso mente, pois, com o mundo cada vez mais globalizado,a necessidade de falar outros idiomas, é cada vez mais evidente.

Além disso, com a popularização do home office, você também pode trabalhar no Brasil e morar em outro país ou vice-versa.

3. Saiba gerenciar seu tempo

Saber gerenciar o tempo é uma das habilidades mais valiosas de um profissional. Pois, com uma agenda organizada, você aumentará sua produtividade e dificilmente irá perder prazos.

Com esse exercício, será mais fácil determinar prioridades, estabelecer metas e guardar um tempinho na agenda para cuidar da sua saúde física e mental, como atividades de lazer.

Alguns aplicativos e métodos podem te ajudar com isso!

O Monday.com, por exemplo, tem diversas funções que auxiliam na organização diária. Além dele, você também pode utilizar o método pomodoro, que em resumo, divide o dia em ciclos, com uma pausa de 5 minutos a cada período de 25 minutos ininterruptos, realizando uma tarefa.

4. Faça um intercâmbio e amplie seus horizontes

Um intercâmbio pode ser um importante trampolim para a sua carreira, já que promove a melhora de uma série de habilidades. Desde o desenvolvimento pessoal, aprendizado de uma nova língua, até evolução da autonomia e autoconhecimento.

Longe da família e amigos, o intercambista aprende a lidar sozinho com eventuais desafios, melhorando sua capacidade de resolver problemas e lidar com adversidades.

Além disso, há diversos formatos de intercâmbio e você pode escolher se quer viajar para estudar o idioma, fazer um mestrado ou especialização, trabalhar, ou até mesmo prestar serviço comunitário.

Alguns dos países que mais recebem brasileiros, são: Estados Unidos da América, Canadá, Holanda e Austrália.

5. Invista em cursos e pós-graduação

A pós-graduação é um importante mecanismo para se especializar na área onde você atua e afunilar melhor suas decisões profissionais. Isso porque, as faculdades, geralmente, oferecem uma grade mais generalista, enquanto a pós é direcionada a determinados trabalhos dentro da sua área de atuação.

Por exemplo, um jornalista pode fazer uma pós-graduação em marketing; o professor em educação especial, o engenheiro, se especializar em administração; e assim por diante.

Os cursos têm duração média de dois anos, e além de ampliarem seus conhecimentos, possibilitam networking com outros profissionais do mercado e uma troca prática de conhecimentos e experiências.

E aí, gostou das dicas? Converse com um dos nossos consultores e veja as opções que temos para ajudar você a realizar seus sonhos, chegar cada vez mais longe e conquistar a independência financeira.

Fontes:

Ao acessar nosso site e serviços, você concorda com as condições de nossa política de privacidade e termos de uso.