26/04/2021
No último ano, o Brasil foi o país mais atingido por golpes da internet, como tentativas de roubo de informações pessoais e financeiras - prática conhecida mundialmente como phishing-, segundo levantamento realizado pela empresa de segurança da informação, Kaspersky.
De acordo com a organização, entre fevereiro e março do ano passado, o número de ataques em golpes da internet cresceu 120% no Brasil. As fraudes online podem ser aplicadas de diversas formas e envolvem PIX, Whatsapp, links falsos, e-mails fraudulentos etc.
Para ajudar você a não ter dor de cabeça, preparamos uma lista com alguns dos golpes mais comuns na internet em 2021 e como se proteger deles!
Este tipo de fraude tem se tornado cada vez mais comum no país. Os criminosos virtuais enviam uma mensagem pelo WhatsApp solicitando dados da vítima, com a justificativa de que precisam confirmar informações e solicitam que a pessoa envie um código que receberá via SMS.
Com o código, eles conseguem bloquear o WhatsApp da pessoa e instalá-lo em outro celular. Dessa forma, conseguem acesso aos seus contatos e enviam mensagens falsas pedindo dinheiro a familiares e amigos.
Uma boa dica para escapar do golpe, é ativar no aplicativo a verificação em duas etapas, para dificultar a clonagem e NUNCA compartilhar códigos de segurança recebidos por SMS.
Além disso, sempre que receber um pedido financeiro de um amigo ou familiar, você deve confirmar com ele se de fato a mensagem é legítima.
Principalmente pelo fato de se tratar de um sistema novo e prático para enviar e receber dinheiro, o PIX tem se tornado um dos principais alvos de golpes na internet. Dois dos golpes mais comuns são o de falsa central de atendimento e golpe do “bug” no PIX.
Neste golpe, os criminosos entram em contato com a vítima se passando por funcionários de instituições bancárias, com a justificativa de auxiliá-la a cadastrar as chaves PIX. Dessa forma, os estelionatários conseguem dados da pessoa e/ou o induzem a fazer uma transferência para testar o novo sistema de pagamento.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as instituições bancárias jamais ligam para usuários pedindo a confirmação de dados ou solicitando testes via PIX, portanto, sempre desconfie se alguém lhe solicitar dados via telefone.
Nesta modalidade, os golpistas enviam mensagens e vídeos falando de um falso bug no PIX que possibilita ganhar o dobro do valor que foi transferido para chaves aleatórias. Porém, ao fazer o processo, o usuário está, na verdade, enviando dinheiro aos golpistas.
Para evitar cair no golpe, confira sempre se o site ou e-mail recebido é de fonte legítima, como sites governamentais, por exemplo.
Aqui os golpistas se passam por compradores em plataformas de e-commerce e enviam aos vendedores um comprovante de pagamento falso ou adulterado para concluir a compra, induzindo o vendedor a enviar o produto, sem que o pagamento seja efetivamente realizado.
A recomendação para evitar esse tipo de fraude, é checar com o seu banco ou com a plataforma de e-commerce se o pagamento realmente ocorreu, antes de enviar o produto. Outra dica, é tentar manter a negociação sempre dentro das plataformas de vendas, evitando e-mail e aplicativos de mensagem.
Também conhecido como bolware, esse é um dos golpes da internet mais comuns no país e consiste na adulteração de códigos do boleto, para um código que favoreça o criminoso virtual. A ação pode ser feita de várias formas:
Depois da contaminação no aparelho, o vírus passa a ter acesso às movimentações da vítima e quando é gerado um boleto no navegador, ele altera os dados originais da linha digitável do documento, e dessa forma, favorece o criminoso ao invés do beneficiário original.
Entre as dicas para evitar cair no golpe estão: a instalação de um antivírus, evitar abrir links suspeitos, conferir todas as informações do boleto e observar se os três primeiros caracteres da linha digitável correspondem ao código de identificação do banco emissor.
Este é outro “famoso” golpe da internet, onde os criminosos oferecem empréstimos para aposentados e pensionistas e até mesmo para negativados, porém, os golpistas pedem que seja feito o depósito de uma taxa como um “adiantamento” ou uma garantia. NÃO CAIA NESSA!
O adiantamento de qualquer valor na solicitação de um empréstimo é ilegal. Por isso, fique atento, a Mais Valor nunca solicita nenhuma quantia antecipada. O valor do empréstimo é liberado primeiro e só depois de um período estipulado é que começam os pagamentos das parcelas, conforme previsto em contrato.
Qualquer dúvida, fale com nossos consultores aqui!
Nós temos as melhores condições de crédito para você, com opções facilitadas e com toda a segurança que você precisa.