27/08/2021, atualizada em: 18/10/2021
Segundo alerta emitido mês passado pelo INSS, o número de golpes e falsos pedidos de revisão em benefícios vêm crescendo no Brasil. De acordo com a organização, golpistas abordam as vítimas por e-mail, sms, ligação e até mesmo correspondência com o objetivo de roubar seus dados.
O principal método utilizado pelos estelionatários é entrar em contato com o beneficiário dizendo ser um pedido de revisão. Durante o contato eles solicitam dados de identificação pessoal e informações bancárias.
Além desse modelo de fraude, existem outras categorias de golpes que são comumente aplicados em aposentados e pensionistas. Neste texto vamos explicar como se proteger para evitar cair em armadilhas. Confira!
O golpe citado anteriormente se encaixa nesta opção. O estelionato consiste em induzir a vítima, a partir de falsos benefícios, a fazer algo que traga benefícios aos golpistas.
Nessa categoria de golpe em aposentados e pensionistas, os estelionatários prometerem vantagens únicos e falsos investimentos com margens e lucro altíssimas. Também tem se tornando comum realizarem clonagem de aplicativos de mensagem, como o WhatsApp para pedir dinheiro.
NÃO CAIA NESSA! Se solicitarem dados pessoais via telefone ou qualquer outro canal, não passe! Caso receba pedido de dinheiro de algum parente ou amigo, entre em contato com a pessoa, antes de realizar qualquer transferência.
Essa categoria de golpe é bem comum e pode acontecer de diversas maneiras. A primeira delas é através de um falso adiantamento das parcelas. Nesses casos os estelionatários dizem que é preciso pagar determinados valores para entrar em um consórcio.
Se algo do gênero acontecer com você, desconfie. Em hipótese alguma, deve ser pago algum valor adiantado para a contratação do seu empréstimo.
Outro método utilizado pelos golpistas é ligar para o beneficiário dizendo ser um funcionário do INSS oferecendo crédito consignado. Porém, trata-se de um golpe, pois o INSS não oferece crédito, somente autoriza e aplica os descontos na folha de pagamento.
Um dos métodos utilizados para lesar aposentados, é através do envio de links enviados por supostos atendentes do INSS. Geralmente o farsante entra em contato com o aposentado dizendo ser necessário realizar a atualização cadastral via link, quando na realidade a vítima está fornecendo seus dados aos golpistas.
Se você desconfiar de golpe, deve entrar em contato imediatamente com a Ouvidoria no site Fala.BR ou pelo telefone 135.
Caso já tenha sofrido a fraude, é necessário registrar um Boletim de Ocorrência e comunicar os órgãos envolvidos, como o próprio INSS, por exemplo.
Gostou das dicas? Acompanhe nosso Blog e redes sociais para ver mais conteúdos sobre o assunto, além de dicas e conselhos para melhorar a sua relação com o dinheiro!
Converse também com um dos nossos especialistas e veja quais soluções nós temos para o seu perfil!
Fontes: