O que é Pix e como funciona o novo sistema de pagamento Blog Mais Valor

15/12/2020

O que é Pix e como funciona o novo sistema de pagamento

O que é Pix e como funciona o novo sistema de pagamento

Já precisou receber ou transferir dinheiro, mas teve que aguardar algumas horas, ou até dias para realizar a transação? Se sim, você deve saber o transtorno que é esperar o dinheiro ser repassado, não é mesmo?

Com o Pix, novo sistema de pagamento criado pelo Banco Central, além de você não sofrer mais com esse problema, é possível realizar transações gratuitas e ainda receber os valores, sem precisar passar todos os seus dados bancários. Quer saber como? Confira no texto abaixo o que é Pix, como cadastrá-lo e utilizá-lo na prática.

O que é PIX

O Pix é um novo método de transações instantâneas, criado pelo Banco Central. Ele representa uma opção mais simples, ágil e gratuita para realizar pagamentos, transferir e receber dinheiro. Ao contrário dos formatos TED e DOC, com o PIX as transações podem ser feitas a qualquer horário do dia, em apenas alguns segundos, mesmo entre bancos e instituições financeiras diferentes.

Na prática, o Pix é uma função disponível no aplicativo de celular dos bancos e instituições financeiras. A transferência é bem simples, basta escolher a opção no App e cadastrar as chaves Pix para começar a utilizar.

O que é a Chave Pix

Nesse formato de transação, para receber ou fazer pagamentos, não é necessário utilizar os dados bancários da sua conta, apenas a sua chave Pix, que pode ser:

  • CPF ou CNPJ
  • Número de celular
  • E-mail
  • Chave aleatória - Um código QR Code, gerado automaticamente.

Na hora de realizar o cadastro é o cliente quem decide quantas chaves registrar. Vale lembrar que a alternativa tem o objetivo de facilitar o processo e que, portanto, não é necessário utilizar diversas chaves, a mesma é utilizada apenas na hora de receber valores.

Uma vantagem muito interessante para os estabelecimentos comerciais, é que por meio da chave aleatória - QR Code -, eles podem disponibilizar de forma simples a chave aos clientes, para que eles realizem os pagamentos, quase que instantaneamente, apenas escaneando o código no App bancário.

Como cadastrar o Pix

Para cadastrar o Pix é bem simples, basta entrar no aplicativo bancário e cadastrar uma ou mais chaves, o procedimento é igual tanto para contas pessoais, como para as empresariais.

Como funciona o Pix na prática?

Vamos supor que Maria precisa transferir R$ 50,00 para João através do PIX. Para isso, ele passou para ela apenas seu CPF - chave cadastrada em seu aplicativo bancário.

Utilizando o CPF de João, sem precisar de outros dados, como número de conta, agência, etc; Maria transferiu, em alguns segundos e gratuitamente, os R$ 50,00 reais que devia a João.

Quais as Vantagens do Pix?

  • As transações podem ser realizadas a qualquer dia e horário e levam apenas 10 segundos para serem concluídas.
  • Todas as transações via Pix são gratuitas para pessoas físicas e MEIs (Microempreendedores Individuais).
  • Não é necessário cadastrar muitos dados para utilizar o Pix, fato que facilita e torna mais prático.

Fontes:

https://economia.uol.com.br/guia-de-economia/o-que-e-pix-tudo-sobre-o-novo-sistema-de-pagamentos.htm

https://nubank.com.br/pix/