Planejamento financeiro 2022: 6 dicas para cuidar da saúde do seu bolso Blog Mais Valor

01/02/2022, atualizada em: 01/02/2022

Planejamento financeiro 2022: 6 dicas para cuidar da saúde do seu bolso

Veja o que fazer para economizar e manter as contas em dia este ano!

De acordo com pesquisa feita pela fintech Leve, em geral, os brasileiros têm dificuldade para fazer um planejamento financeiro e cumprir metas de longo prazo. 52% dos 3.450 entrevistados, afirmaram não saber como organizar as finanças.

E se você faz parte dessa estatística, não tem problema! Separamos 6 dicas simples para organizar as finanças pessoais e garantir mais tranquilidade em 2022. Confira a lista!

Comece o planejamento financeiro analisando suas finanças

Anote todos os seus rendimentos, compras e pagamentos, mesmo os de valores menores, que passam despercebidos no dia-a-dia.

O objetivo é que, com isso, seja possível avaliar com clareza quais são seus gastos e despesas mensais.

Para isso, você pode usar planilhas de Excel, aplicativos ou até mesmo um caderninho e caneta. Busque a alternativa que mais se encaixa na sua rotina e faça disso um hábito para o seu planejamento financeiro.

Negocie e pague suas dívidas

Comece o ano pagando suas dívidas, caso não seja possível, negocie elas para evitar acumular juros e trace uma estratégia para quitá-las, mesmo que a longo prazo.

Avalie também se vale a pena pedir a portabilidade da dívida, para diminuir taxas de juros e aumentar o tempo de parcelamento.

Aproveite o planejamento financeiro para economizar em 2022

A partir da análise das suas finanças, você pode verificar quais gastos podem ser cortados do orçamento e economizar. Além disso, para manter a saúde financeira é preciso rever e avaliar quais oportunidades existem para poupar dinheiro.

Como economia de energia elétrica e gasolina, que este ano, devem pesar bastante no bolso dos brasileiros. Fique de olho também em tarifas bancárias e gastos com serviços de assinatura e aplicativos.

Defina metas e objetivos para 2022

Sonhar é o primeiro passo e principal motivação para realizar um planejamento financeiro. Nossa dica é anotar todos eles e dividi-los em pequenos objetivos de curto, médio e longo prazo.

  • Curto prazo: planeje o que você pode começar a fazer hoje, como dar início ao planejamento financeiro, começar a quitar dívidas e reservar parte do seu dinheiro. É importante que essas metas sejam alcançadas em no máximo um ou dois meses, pois são necessidades mais urgentes.
  • Médio prazo: São metas maiores, com um prazo de um ou dois anos. Aqui você pode incluir objetivos como fazer uma viagem internacional, intercâmbio, uma festa de casamento, enfim… Metas que requerem maior planejamento.
  • Longo prazo: essas são metas que requerem um planejamento e investimento bem maior. Como comprar uma casa, ter independência financeira, uma aposentadoria, etc.

Guardar dinheiro é fundamental para seu planejamento financeiro

Mesmo se sua renda não for muito alta, é recomendado guardar mensalmente algum valor para montar uma reserva de emergências.

Segundo especialistas, o valor dessa reserva deve ser suficiente para cobrir, pelo menos, seis meses das suas despesas fixas mensais como aluguel, contas e alimentação.

Nesse sentido, uma alternativa para gerar esses valores é guardar até 15% da sua renda em ativos de baixo risco e alta liquidez, como o Tesouro Direto e CDBs (Certificados de Depósito Bancário).

Procure uma renda extra em 2022

A partir de trabalhos alternativos é possível conseguir uma renda extra ao salário. Há diversas alternativas para isso, como fazer trabalhos freelancers, ou vender produtos de artesanato, doces, etc…

A dica é procurar opções que não comprometam demais a sua rotina, e de preferência, que você tenha facilidade e/ou goste de executar. Nesse sentido, o programa de parceria da Mais Valor é muito bem-vindo!

A partir dele, você recebe treinamentos totalmente gratuitos, trabalha em horários flexíveis e pode ganhar mais de 3 mil reais ao mês pelo seu rendimento.

Veja como funciona e comece hoje a ganhar dinheiro, sem sair de casa!

Ao acessar nosso site e serviços, você concorda com as condições de nossa política de privacidade e termos de uso.