20/07/2020, atualizada em: 20/07/2020
Como medida para amenizar os impactos econômicos gerados pela pandemia da Covid-19, a Caixa Econômica Federal liberou o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) que, segundo a instituição, beneficiária cerca de 60 milhões de pessoas em todo o país. O teto do saque é de R$ 1.045 (um salário mínimo), valor determinado de acordo com o saldo do trabalhador no FGTS.
A expectativa do governo é de que com a medida, tenha mais dinheiro em circulação imediata. Entre tanto, alguns brasileiros enxergam a possibilidade de utilizar este valor de forma inteligente, fazendo-o render a partir de investimentos. Mas, antes de tomar essa decisão confira algumas informações que listamos para você!
Para responder à pergunta, devem ser avaliados alguns aspectos: o primeiro é saber quando o valor estará disponível, já que os depósitos são realizados de acordo com calendário FGTS, que é feito por ordem de nascimento e vai de junho a novembro deste ano.
Depois, é importante observar qual o nível de urgência deste valor, pois para muitos trabalhadores que perderam o emprego, o recurso representa um respiro e uma alternativa para complementar a renda. Agora, para as pessoas que não foram tão impactadas pela pandemia, a melhor alternativa é investir, pois além de assegurar uma reserva para o futuro, o valor pode ser ampliado significativamente.
Investir no Tesouro Direto é uma opção bastante comum para investidores com pouca ou nenhuma experiência. Há três alternativas de aplicação: pré-fixadas, atreladas ao IPCA, atreladas à Selic.
Trata-se de um investimento que você já sabe quanto pagará de taxa e qual será o rendimento desde o momento em que é feita a aplicação até o valor ser resgatado. Ela é uma opção com maior segurança e bastante atrativa quando a SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) está em alta, pois, mesmo que ela caia no futuro, o valor referência será o que estava no momento da aplicação.
O IPCA (Índice de Preços para o Consumidor Amplo) é um importante índice, que mostra a variação mensal nos preços do comércio. Investir no Tesouro IPCA garante um ganho real e proteção patrimonial, pois ele rende a correção da inflação (IPCA) mais uma taxa fixa. Ou seja, mesmo com o aumento da inflação o patrimônio continua valorizado.
Ao contrário do que ocorre no investimento pré-fixado, quando você resolve investir no Tesouro Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) o valor do rendimento dependerá da variação da Selic, quanto mais ela sobe, maior será a remuneração. A opção é mais indicada quando há expectativa de alta na taxa de juros.
Utilizar o saque emergencial com sabedoria e cautela significa valorizar o seu dinheiro e garantir uma reserva para o futuro. Além dos investimentos no tesouro real, há outras modalidades de investimento bastante lucrativas.
Fontes: