Vantagens do consórcio de veículos novos e seminovos Blog Mais Valor

13/11/2020, atualizada em: 13/11/2020

Vantagens do consórcio de veículos novos e seminovos

Uma das grandes dúvidas que surge na hora de comprar um carro novo, é se vale a pena ou não entrar em um consórcio. O que muita gente não sabe, é que além do consórcio representar uma oportunidade de compra bastante segura, ele pode ser feito também para comprar veículos seminovos e usados.

Confira como funciona e descubra se vale a pena entrar em um consórcio para conquistar o tão sonhado carro novo.

O que é consórcio de veículos?

O consórcio de veículos é uma modalidade de crédito, onde diversas pessoas (físicas e/ou jurídicas) se juntam para adquirir bens como: automóveis,caminhões, motos, etc.

Diferente dos financiamentos tradicionais, onde você solicita o crédito, recebe o dinheiro e depois paga a dívida junto com os juros. No consórcio, o pagamento começa a ser realizado antes de adquirir o veículo.

Na prática funciona assim: o banco ou administradora financeira, divide o valor total do veículo em um grande número de parcelas, que são pagas mensalmente pelos membros do consórcio até que a cota (valor total arrecadado no consórcio ) seja paga.

Quando eles arrecadarem o valor necessário para a compra de um, ou mais bens, será feito um sorteio, onde a pessoa sorteada, receberá a sua carta de crédito e continuará quitando o consórcio, até que você termine de pagar os boletos.

Pelo fato de ser sorteio, não há uma previsão exata de quando ocorre a contemplação, que pode ocorrer desde o primeiro, até o último mês do consórcio. Também existe a possibilidade de adiantar alguns lances de pagamento para ser contemplado com mais agilidade.

Como funciona o consórcio de veículos seminovos e usados?

A lei permite que você utilize a sua carta de crédito para comprar veículos usados e seminovo. Porém é indicado que o carro não seja muito antigo, com no máximo, 5 anos de uso, neste caso o valor deve ser igual ou maior que o saldo devedor da cota.

Para veículos mais antigos, com até 8 anos de uso, o valor deve ser 20% maior que o saldo devedor da conta. Carros com de 9 a 10 anos de uso, precisam ser no mínimo 30% mais caros que o saldo devedor.

Automóveis com 10 anos ou mais, só são aceitos quando faltarem poucas parcelas para quitar a cota do consórcio, e assim como nos outros exemplos: o veículo precisa ter um valor superior ao saldo devedor da cota.

Quando vale a pena escolher o consórcio de veículo?

Antes de responder a essa pergunta, é importante saber que o principal ponto de atenção para quem está pensando em realizar um consórcio, é o tempo de espera até receber a carta de crédito.

Porém, se você não tem o valor necessário para adquirir o tão sonhado carro novo, ou prefere uma alternativa de crédito, segura, com opções de parcelamento mais flexíveis e taxas menores em comparação aos empréstimos convencionais. O consórcio de veículos é sua escolha certa!

Converse com um dos nossos consultores e veja como podemos ajudar você a realizar o sonho de conquistar o carro novo!

Afinal, comprar carro com consórcio vale a pena?

Como vimos, o consórcio é ideal para quem não precisa imediatamente de um veículo e pode esperar o sorteio para ser contemplado ou dar lances para tentar adiantar a contemplação. E o grande benefício, especialmente em tempos de juros altos, é que a modalidade é econômica graças à ausência dos juros.

Por isso, se você gosta de programar a compra do seu veículo e quer escapar dos juros, vale a pena pesquisar uma administradora de consórcio (autorizada a funcionar pelo Banco Central) e verificar um plano ideal para o seu orçamento. Coloque os números na ponta do lápis, compare e faça uma boa compra.

Se você ficou interessado e quer adquirir um veículo por meio da modalidade, continue acompanhando o blog e confira em breve o passo a passo para comprar carro com consórcio!

Fontes:

https://www.serasa.com.br/ensina/dicas/consorcio-de-veiculo-entenda-como-funciona/?gclid=CjwKCAjwq_D7BRADEiwAVMDdHmUJhvWDyF7vi-iJakhN5OtLz60el85tSvC2KwaPi2aRuG_MDQ7xChoCDZkQAvD_BwE

http://blog.abac.org.br/dicas-da-abac/comprar-carro-com-consorcio-vale-pena?gclid=CjwKCAjwq_D7BRADEiwAVMDdHiwrlwJpbFxNkUa-4rReKAA2p1dXKZUMkHpGeHOup_dhkfwlRv2N1RoCLxwQAvD_BwE